domingo, 19 de julho de 2009

O projeto



De uns anos pra cá, vem acontecendo fenômenos na natureza nunca vistos pelo homem antes.
Esses acontecimentos são conseqüências do aquecimento global, provocado pela degradação do meio ambiente causada pela ignorância do homem em relação à natureza.
Para reverter essa situação, campanhas são feitas, leis são criadas, etc... A verdade é que a sociedade está preocupada com o futuro do planeta e procura soluções eficientes de curto prazo.

Em função disto, um grupo de alunos do Instituto de Educação Carmela Dutra criaram um projeto de educação ambiental, o MUDAT (Mudança de Atitude)
O MUDAT é um projeto ambicioso que tem como objetivo educar as pessoas, ou seja, mostrar para elas que podem contribuir com a preservação do meio ambiente através de mudanças simples de atitudes. Por meio de palestras, cartilhas, website, entre outros, o projeto mostra como é simples ajudar o meio ambiente. Evitando o desperdício d'água, diminuindo o consumo de energia elétrica e até mesmo a calibragem certa do pneu do carro, entre outras dicas simples que podem ser usadas em nosso dia a dia.

Nós sabemos que sozinhos não chegaremos à lugar nenhum. Mas se cada pessoa cumprir o seu papel, não será a solução de tudo, mas haverá uma melhoria significante nesse problema que nós mesmos causamos.

Um comentário:

'' Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. ''
Chico Xavier

8 dicas contra o aquecimento global

  1. Troca de lâmpadas: substituir as lâmpadas convecionais por fluorecentes compactas. Com isto estaremos deixando de gerar no mínimo 400kg de dióxido de carbono por ano.
  2. Deixar o carro na garagem: caminhe, pedale, compartilhe o carro e use mais vezes os transportes públicos. A cada 10 quilômetros é igual a menos 3kg de dióxido de carbono.
  3. Reciclar: reciclando metade do seu lixo, estará economizando 1oookg de dióxido de carbono anuais.
  4. Verificar os pneus: mantena os pneus do carro devidamente calibrados, isso pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 %. Cada litros de combustível libera 2.5Kg de dióxido de carbono da atmosfera. Para saber a calibragem correta basta olhar na parte interna da tampa de combustível.
  5. Embalagens:
    pode evitar-se a emissão de 545 kg de dióxido de carbono se se reduzir o lixo em 10%. (incluindo sacolas plásticas e embalagens secundárias).
  6. Plantar uma árvore: uma só árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua
  7. Aparelhos eletrônicos: desligando aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados, serão poupados milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.
  8. Passe esta mensagem adiante: ajude a solucionar este problema, incentive os amigos a ver ” Uma Verdade Inconveniente “. E antes de imprimir este documento, pense se é mesmo necessário.
    Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 MWh de energia.
    Em média, por ano, uma família gasta em papel o equivalente ao abate de seis árvores.


Quer mais dicas?

Então entre em nossa comunidade no ORKUT, lá você encontrará mais de 50 dicas de como preservar o meio ambiente.

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Continue vendo essas maravilhas... Preserve!